A técnica de madeira engenheirada permite transformar a madeira em um produto com excelente desempenho técnico para construção civil. Saiba mais!

Embora exista há cerca de 3 décadas, a madeira engenheirada ganhou atenção no mundo inteiro apenas nos últimos anos. A partir do processamento da madeira, painéis e placas são moldados, dando forma aos produtos que irão compor a estrutura de uma construção. 

A tecnologia foi desenvolvida na Europa, local em que tornou-se bastante utilizada, concorrendo diretamente com o concreto armado, aço e tijolos. Países como Estados Unidos, Canadá, Noruega, Austrália e China já utilizam essa técnica em suas construções inovadoras.

O que é madeira engenheirada?

A madeira engenheirada é um produto processado industrialmente para ser usado na construção civil. A técnica permite transformar a madeira em um material com excelente desempenho técnico para edificações. 

Existem dois tipos de madeira engenheirada, sendo:

  • Madeira laminada cruzada: também conhecida como (CLT – Cross laminated timber), a madeira laminada cruzada é um produto estrutural que possui várias camadas de madeiras dimensionadas e coladas. No processo, cada tábua é orientada perpendicularmente à anterior.
exemplo-madeira-laminada-cruzada-clt
Imagem: Think Wood
  • Madeira laminada colada (MLC): conhecida também como glulam, as madeiras laminadas coladas são placas estruturais produzidas a partir da união de segmentos individuais de madeira, colados com adesivos industriais (resinas, melamina ou poliuretano). As peças geradas através desta técnica possuem alta durabilidade e resistência a umidade. 
exemplo-de-madeira-laminada-colada-mlc
Imagem: Glulam Arcwood © 2018 Peetri Puit

Vantagens da madeira engenheirada

A sustentabilidade é uma das principais vantagens da madeira engenheirada. Enquanto os métodos convencionais de construção correspondem por cerca de 38% das emissões de dióxido de carbono, a madeira engenheirada é um recurso de carbono neutro, pois estoca gás carbônico.  Conheça outros benefícios:

1. Estabilidade: confere maior estabilidade para utilização em construção civil;

2. Resistência: a madeira engenheirada é tão resistente quanto o concreto armado ou aço;

3. Leveza: a madeira engenheirada é leve, apresentando cerca de ⅕ de diferença de peso em relação ao concreto.

4. Precisão: Quando um projeto é definido, as placas de madeira são fabricadas de acordo com a necessidade, permitindo maior versatilidade do produto, pois haverá mais liberdade de criação e manipulação.

5. Eficiência: tratando-se de produto pré-fabricado, a madeira engenheirada proporciona maior agilidade na construção, além de uma obra mais limpa.

A madeira engenheirada é uma tendência sustentável em projetos arquitetônicos inovadores. Para produzir estruturas através desta técnica, uma das exigências é de que a madeira seja proveniente de florestas plantadas, reduzindo o exploração ilegal de florestas nativas, assim como os impactos no meio ambiente.

E você, já conhecia a tecnologia de madeira engenheirada?

Fonte imagem do artigo: Sustentarqui

Curiosidades:

Um edifício chamado Mjøstårnet, localizado em Brumunddal na Noruega, foi construído em março de 2019 e possui mais de 85 metros de altura, sendo o edifício de madeira mais alto do mundo, contando com a técnica de madeira engenheirada. Conheça:

Fonte: Artesano

Leia também: