Presente em diversas etapas da construção civil, a madeira possui inúmeros benefícios e tem ganhado cada vez mais espaço mundo afora. Veja 3 cases de aplicação da madeira na construção civil!

A madeira está presente em diversas etapas de uma construção civil: desde a estrutura, esquadrias, pisos, forros, revestimentos, mobília ou até mesmo na decoração. Seu design e acabamento são uma atração à parte, deixando o ambiente muito mais aconchegante e moderno.

Inúmeros são os benefícios agregados em construções feitas a partir desta matéria-prima. Em alguns países, por exemplo, a madeira é indispensável para construir casas. Isso se deve ao fato da sua manutenção ser mais fácil, já que ela é flexível e fácil de ser remodelada, tornando-se uma boa opção para a construção em locais onde ocorrem adversidades climáticas.

Além disso, a madeira possui grande potencial de aquecimento, sendo um ótimo condutor de calor, tornando-a ideal para regiões com invernos intensos.

Usufruindo da pluralidade de seu uso, artistas criaram construções inovadoras esculpindo a madeira e apresentando obras que são um verdadeiro espetáculo. Confira 3 cases:  

Aplicação da madeira na construção civil

Tamedia Office Building (Suiça)

O Tamedia Office Building está localizado em Zurique, na Suíça. É um prédio comercial de 7 andares produzido a partir de madeira e vidro, concluído em 2013 pelo arquiteto japonês Shigeru Ban.

O arquiteto, laureado com o Prêmio Pritzker de 2014, desenvolveu o projeto em colaboração com o engenheiro suíço Hermann Blumer, especialista em estruturas de madeira.

Ban escolheu a madeira devido às suas propriedades sustentáveis, já que é um material de construção renovável, além do seu fim estético.  Segundo ele, a madeira dá ao edifício “uma aparência única do espaço interno, bem como da cidade ao redor”.

A característica mais notável do edifício é o seu sistema estrutural exposto feito inteiramente de madeira, sem conectores metálicos.  

aplicacao-da-madeira-na-construcao-civil-tamedia-office-building
(Fonte: Dezeen.com)

Ópera House de Harbin

A Ópera House de Harbin é um monumento que compõe o centro cultural de Harbin, uma província chinesa e dispõe de um grande teatro para comportar mais de 1.600 pessoas e outro menor para eventos intimistas, capaz de abrigar 400 pessoas.

O edifício foi projetado para se camuflar em meio à paisagem natural, mesclando os limites de seu interior e exterior.

De acordo com Ma Yansong, arquiteto principal e fundador da MAD Architects, “geralmente os designs das casas de ópera focam na parte de dentro. Aqui, demos ênfase para o lado de fora, para que se mesclasse com a natureza do parque“.

Os dois teatros possuem revestimentos em madeira nobre, trazendo a conexão do ambiente com a região. No grande teatro, há simulação de blocos de madeiras corroídos, sendo que as paredes de madeira envolvem suavemente o palco principal e os assentos.

aplicacao-da-madeira-na-construcao-civil-opera-house-de-harbin
(Fonte: Forbes)

O Harbin Opera House possui uma grande onda fluída que faz referência à vida selvagem da região e convida os visitantes a escalarem a rampa que leva a uma praça pública e um mirante.

O anfiteatro fica no topo da estrutura, lembrando um pico nevado, devido a uma variedade de painéis de alumínio. “Eu não queria que o prédio parecesse um produto industrial perfeito, queria que parecesse com uma criatura viva”. finaliza.

25 King Street Brisbane Austrália

O edifício comercial de madeira “25 King Street” fica localizado em Brisbane, na Austrália. Possui 10 pavimentos, 45 metros de altura e abriga um complexo de escritórios de planta aberta, sendo o mais alto do país.

aplicacao-da-madeira-na-construcao-civil-25-king-street-brisbane-australia
(Fonte: Archdaily.com)

A estrutura do prédio apresenta um híbrido de elementos de madeira laminada colada (conhecida como Glulam ou MLC) e madeira laminada cruzada (CLT).

Conta com estrutura elevada em colunas, em formato V de madeira maciça aparente com uma varanda sul de fachada de madeira projetada. 

Os projetos arquitetônicos buscam, além do design, alternativas mais sustentáveis para o meio ambiente. 

Atrelada a tecnologia e ao ótimo custo benefício,  a madeira mostra-se cada vez mais um material clássico e ao mesmo tempo revolucionário para indústria da construção mundo afora, proporcionando benefícios estéticos, econômicos e ambientais.

E você, já conhecia edifícios modernos e robustos construídos de madeira? 

Leia também: