HISTÓRICO

quem-somos-diretores-ibflorestas-wiliam-solano-higino

A história do IBF é a própria história da família Aquino. A semente do Instituto Brasileiro de Florestas foi plantada por Juan Martinez Garcia (1917 – 1953) e Edith Aquino Garcia (1927), imigrantes espanhóis que, em 1948, foram viver na Fazenda Granada, na cidade Herculândia – SP e ali iniciaram a produção e o cultivo de plantas ornamentais nativas da Mata Atlântica. O filho Higino Aquino (1949-1996) continuou na atividade paterna, envolvendo sua esposa, Luzia Aquino, e os filhos Solano, Wiliam e Higino Jr, tranferindo-se de Herculândia para a cidade de Apucarana – PR. Higino teve sua vida dedicada à couroplastia (pintura e relevo em couro) e à proteção da natureza. Entre suas principais obras está a recuperação de uma área degradada, onde funcionava uma extração de cascalho, trabalho que começou em 1989. Inicialmente, foram plantadas espécies pioneiras e mucuna (planta rasteira leguminosa) e o enriquecimento foi realizado aos poucos.

A proteção ambiental e o empreendedorismo social são marcas registradas da família. Em 2006, os irmãos Aquino, após diversas viagens de pesquisas e estudos pelos biomas do Brasil e países da América Latina, decidiram formalizar e potencializar as ações promovidas, criando o IBF – Instituto Brasileiro de Florestas.

Desde sua fundação, o IBF se especializou em encontrar soluções inovadoras para o desenvolvimento de projetos socioambientais. O histórico da instituição registra grandes projetos e estudos desenvolvidos, voltados à conservação dos recursos naturais, principalmente de plantio de árvores nativas para a restauração florestal de áreas de preservação permanente (APP), atrelado a programas de geração de emprego e renda, além da capacidade de mobilizar e capacitar gestores externos, dependendo da ação planejada. Outras iniciativas também marcaram a história da empresa com treinamentos, projetos para sequestro de carbono com o plantio de árvores e monitoramento de florestas em parceria com pessoas físicas e empresas privadas.

Atualmente o IBF possui base operacional no estado do Paraná e em Minas Gerais. Com uma equipe multidisciplinar e dinâmica, cada membro contribui com suas habilidades únicas, criando um ambiente colaborativo e inovador. Nos últimos anos, o IBF constituiu e consolidou um modelo novo de investimentos florestais contando com a gestão participativa da investidores e profissionais no desenvolvimento do Polo Florestal de Minas Gerais.

Hoje se destaca como empresa líder em soluções florestais para produção de madeira nobre no Brasil. 

ONDE ESTAMOS

Londrina/PR (Sede Administrativa)
Av. Aminthas de Barros, 611 – Sala 4
Ipanema, Londrina/PR
86015-180

Curitiba/PR (Unidade de Tecnologia)
R. Cândido de Abreu 470, sala 411
Centro Cívico, Curitiba/PR
80030-030

Apucarana/PR (Unidade de Produção)
Av. Ayrton Senna da Silva, 2030
Jd. Recanto dos Palmares – Apucarana/PR
86803-570

Pompéu/MG (Polo Florestal e Escritório)
Avenida Capitão Joaquim Antônio, nº 761
Bairro São Francisco.
Centro – Pompéu/MG
35640-000

mapa-quem-somos-ibf-polo-florestal

MISSÃO

Buscar alternativas para a conservação
das florestas nativas e implantação de
florestas exóticas nobres para fins
comerciais.

VISÃO

Ser um centro de referência nacional e
internacional no setor de florestas
plantadas nobres e nativas.

VALORES

• Respeito ao Meio Ambiente;
• Responsabilidade Socioambiental;
• Cidadania; Eficiência e Eficácia;
• Ética e Transparência;
• Rigor Científico; 5S.

VALORES

Sustentabilidade

Otimização

Responsabilidade

Inovação

Transparência

Superação

floresta-de-mogno-africano-polo-florestal-ibflorestas
preparacao-do-solo-polo-florestal-ibflorestas-minas-gerais
plantio-das-mudas-polo-florestal-ibflorestas-minas-gerais
polo-florestal-ibf-florestas-com-proposito-uniao