Neste boletim você vai encontrar um compilado de informações acerca do mercado de madeiras duras tropicais no Brasil, assim como o monitoramento e a comercialização da madeira de Mogno Africano no mercado internacional. Saiba mais!

O boletim preço da madeira é fruto de uma pesquisa minuciosa e o monitoramento contínuo de informações, tornando-se uma ferramenta indispensável para compreender o movimento do mercado de madeiras duras tropicais.

PAISAGEM-BOLETIM-PRECO-DA-MADEIRA-1

Atualizado mensalmente, seu propósito é fornecer insights valiosos para orientar a tomada de decisão estratégica acerca do investimento florestal. 

Ao fornecer uma visão abrangente e detalhada do cenário atual e das perspectivas futuras, este material promove uma gestão eficiente do investimento florestal.

O boletim reúne um compilado de informações que incluem:

  • O preço da madeira dura tropical no mercado nacional
  • O preço da madeira serrada no mercado nacional
  • O preço médio do metro cúbico (m³) da prancha de madeira Jatobá – Bauru/SP
  • Exportações brasileiras de madeira dura tropical
  • O preço da madeira dura tropical com valor agregado exportadas pelo Brasil
  • A média anual dos preços da madeira de Ipê 
  • Os indicadores do preço da madeira de Mogno Africano no Mercado internacional
  • A média anual do preço da madeira de Mogno Africano e muito mais!

Um dos destaques observados na edição de janeiro/2024, foi o crescimento de 20% no preço da madeira dura tropical serrada de Ipê no mercado nacional.

grafico-media-anual-preco-ipe

Dados obtidos em janeiro/2024.

Já a madeira dura tropical de Ipê exportada com valor agregado entre 2013 a 2023 apresentou um crescimento médio de 104,31%.

Dados obtidos em janeiro/2024.

No que se refere a madeira de Mogno (Swietenia spp), os principais destinos das exportações brasileiras foram: Estados Unidos, Canadá e República Dominicana. O preço médio em dólar por tonelada de madeira exportada variou entre $2.349 a $1.031 (2013 a 2023).

Acompanhe esses e muitos outros gráficos e análises. Inscreva-se para receber o material completo mês a mês: