O preço do metro cúbico do Mogno Africano pode variar de acordo com os critérios da economia, devido à oferta e à procura. Continue lendo!

Ao avaliar o investimento em florestas nobres, uma das dúvidas que tendem a surgir é: qual o preço do metro cúbico do Mogno Africano?

A questão é levantada principalmente porque é através dos valores comercializáveis desta matéria-prima que será possível compreender a viabilidade econômica do projeto florestal.

O Mogno Africano produz uma madeira nobre devido a sua qualidade e resistência. Por esse motivo, é muito valorizada no mercado internacional, viabilizando sua exportação em moedas estrangeiras, como o euro e o dólar. 

Formas de vender a madeira de Mogno Africano

Para determinar o preço do metro cúbico do Mogno Africano é preciso considerar em qual formato será vendida. Existem três formas de comercializar esta matéria-prima:

  • Em pé: o comprador adquire as árvores diretamente com o silvicultor, o qual seleciona e negocia o preço das árvores a serem cortadas, enquanto o comprador providencia o transporte;

  • Tora: é a madeira já extraída da floresta e transformada em toras através do processo de extração e toragem das árvores. Geralmente a madeira em tora é vendida na propriedade ou entregue na serraria mais próxima para reduzir o custo de transporte;

  • Serrada e seca: é a madeira que já passou pelo processo de desdobro e secagem. O desdobro consiste no corte em pranchas e trata-se da conversão em volume da tora em madeira serrada, na qual obtém-se pranchas comercializadas em marcenarias. 

O tratamento e a técnica de corte irão influenciar no preço do metro cúbico do Mogno Africano visto que a mão de obra empregada será diferente em cada uma das operações.

Preço do metro cúbico do Mogno Africano

preço do metro cúbico da madeira de mogno africano varia de acordo com o diâmetro da tora, e também, conforme a oferta e procura. Com base em estudos do mercado, o valor da madeira em tora varia entre €285 e €855.

Informações do relatório do The International Tropical Timber Organization (ITTO), apontam que a madeira de Mogno Africano seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022, apresentando uma valorização de 108,24% no mercado internacional.

Esses valores correspondem a madeira serrada comercializada nas espessuras de FAS 25 a 100mm x 150mm up x 2.4mm up.
*Informações obtidas em Julho/2022.

Além disso, estudos afirmam que devido a demanda crescente por madeira e a  exploração predatória das florestas naturais, será necessário buscar alternativas sustentáveis para abastecer o mercado futuro. O recurso de trabalhar com florestas plantadas para fins comerciais ainda promove o equilíbrio ecológico, já que a estimativa é de que até 2050, a colheita comercial de madeira deve atingir 25% mais florestas do que hoje em todo o mundo.

Neste sentido, investir no reflorestamento comercial de Mogno Africano para produção de madeira nobre é uma alternativa que continuará crescendo, sobretudo, porque planta-se no presente, pensando nas oportunidades do mercado futuro.

Entenda o quanto estes preços influenciam nas estimativas de rentabilidade de uma floresta de Mogno Africano baixando nosso infográfico: Clique aqui