O investimento em Mogno Africano é uma opção para quem busca diversificar sua carteira de aplicações e rentabilizar a longo prazo. Leia mais!

O investimento em Mogno Africano é uma alternativa a longo prazo que tem atraído cada vez mais a atenção daqueles que desejam diversificar sua carteira de aplicações, em benefício da alta rentabilidade e da participação no mercado internacional com uma matéria-prima comercializável em moedas como o dólar e o euro.

Para saber se essa modalidade de investimento combina com você, é importante descobrir e considerar o seu perfil.

O que é perfil do investidor?

O perfil do investidor é uma classificação que ajuda a determinar a sua preferência ao investir, uma vez que está atrelado ao seu nível de tolerância a riscos. 

Para essa identificação são analisados três requisitos principais:

  • Segurança
  • Liquidez
  • Rentabilidade

No mercado financeiro, por exemplo, é possível responder algumas perguntas com base nessas três premissas que permitem mapear quais delas são mais importantes para os seus objetivos.  

Há perfis que preferem abrir mão de parte da segurança em busca de maior rentabilidade, enquanto há outros que preferem ter mais segurança ao aplicar o seu dinheiro, mesmo que isso apresente uma liquidez menor. 

Para quem é o investimento em Mogno Africano?

O Mogno Africano é uma espécie de árvore responsável por produzir madeira nobre,  uma matéria-prima de alto valor agregado, muito apreciada no mercado internacional devido a qualidade, beleza e raridade da madeira

Estudos realizados pelo IBF mostram que a taxa interna de retorno (TIR) da floresta de Mogno Africano é acima de 18% ao ano. Além disso, cada hectare da espécie plantada poderá render ao investidor cerca de R$1,5 milhões até o final do seu ciclo.

O investimento em Mogno Africano é considerado a longo prazo devido ao corte raso da floresta acontecer a partir dos 17 anos, uma vez que a espécie é classificada como um ativo biológico que cresce e se valoriza ao longo dos anos. 

Desse modo, ao escolher as florestas de Mogno Africano como uma alternativa para aplicar o seu dinheiro é preciso entender que o retorno sobre o investimento levará alguns anos para se concretizar.

Engana-se quem pensa que o investimento em Mogno Africano é apenas para quem possui experiência com silvicultura ou produções agrícolas. 

Através do Polo Florestal do IBF é possível realizar o investimento em Mogno Africano, mesmo que o investidor não tenha prática ou conhecimento técnico sobre a cultura. Por isso, o projeto atrai interessados de diferentes perfis, inclusive aqueles com instinto empreendedor.

Mesmo terceirizando a gestão do negócio florestal, o investidor deverá ter consciência de que sua aplicação estará envolvida em um projeto cujo cronograma financeiro envolve um fluxo de caixa, além de atividades operacionais para o desenvolvimento da floresta.  Da mesma forma, o investidor também precisa se inteirar sobre o mercado da madeira e suas tendências, pois, à medida em que as oportunidades de venda da madeira forem surgindo, poderá haver a necessidade de realizar possíveis consultas para viabilizar as melhores negociações com os compradores locais ou a nível de mercado exterior.

Por que investir em Mogno Africano?

A demanda crescente por madeira e a pressão sobre as florestas naturais são fatores que sinalizam a importância de investimentos em práticas sustentáveis para atender ao mercado, respeitando as regras e leis ambientais. 

Segundo informações do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), até 2030 acontecerá uma redução de 64% da oferta de madeira, ao passo que, no mesmo período, há uma projeção do aumento de quatro vezes mais na demanda desta matéria-prima, podendo chegar a 21 milhões de metros cúbicos por ano. 

Logo, as florestas plantadas de Mogno Africano para fins comerciais aparecem neste cenário como uma alternativa de investimento a longo prazo rentável, com o objetivo de suprir essa demanda, atendendo ao mercado futuro de forma sustentável, consciente e lucrativa.

Quer saber mais sobre a espécie? Clique aqui e entenda por que o investimento em Mogno Africano é seguro!