O planejamento financeiro do Mogno Africano é essencial para compreender a viabilidade do investimento florestal! Leia mais.

Assim como outras modalidades, o investimento florestal exige um planejamento estratégico e um cronograma financeiro que inclui fluxo de caixa e previsões de receitas. 

Ao escolher o Mogno Africano como uma opção de investimento a longo prazo, é preciso compreender que árvores são um ativo biológico e o retorno sobre o investimento leva alguns anos para acontecer.

Planejamento financeiro do Mogno Africano

Para viabilizar o investimento florestal é preciso elaborar um bom planejamento financeiro e entender que ao longo do ciclo da floresta será necessário realizar aportes que correspondem a diversas atividades que deverão ser executadas, bem como prever alguns retornos financeiros devido aos cortes e manejos no decorrer dos anos.

O planejamento financeiro para cultivar o Mogno Africano em áreas próprias possui diferenças em relação ao investimento em um Polo Florestal, uma vez que, operando sozinho, será preciso fazer a aquisição das mudas, contratação de equipes, além de compra ou locação de maquinários por conta própria.

Em contrapartida, ao investir em um Polo Florestal, toda a operação é terceirizada e realizada em larga escala, o que reduz sensivelmente os custos operacionais.

Conheça as etapas do planejamento financeiro do Mogno Africano no Polo Florestal:

Aporte inicial

Para iniciar o projeto florestal, será necessário realizar alguns aportes financeiros que correspondem a uma série de etapas que devem ser executadas antes do plantio das árvores.

Essas etapas vão desde a aquisição da área*, até a produção e transferência das mudas para o local definitivo de plantio, incluindo também  trâmites administrativos e cartorários 

*No Polo Florestal de Minas Gerais, os lotes são comercializados pelo valor de R$21 mil reais cada hectare, considerando a aquisição mínima de 7,2 hectares (Abril/2023).

Viveiro de mudas – Polo Florestal/MG

Acompanhamento

Após cumprir as etapas iniciais do projeto é preciso realizar o acompanhamento do plantio que geralmente acontece entre o 2º e 3º ano.

Nesta fase, haverá maior demanda de capital, tendo em vista que os primeiros anos são vitais para consolidação da floresta.

Considerando um plantio de 6 hectares, nos primeiros 3 anos, o investimento total gira em torno de R$500 mil e pode ser parcelado conforme a necessidade do investidor.

Manutenções anuais

As manutenções anuais são fundamentais para a avaliação e o acompanhamento da evolução das árvores, afinal o objetivo final é produzir madeiras limpas e livres de nós.

Essas manutenções incluem atividades como: manutenção dos aceiros e das estradas, controle de formigas, limpeza da área, controle de ervas daninhas e adubação de cobertura.

Embora haja operações ao longo de todo o ciclo da floresta, os aportes financeiros são reduzidos nas manutenções anuais, visto que as atividades não são de grande complexidade, tratando-se de medidas paliativas que visam o cuidado para melhor  produtividade florestal. 

Manejos

Os manejos (desbastes) são realizados no 4º, 8º e 13º ano da floresta de Mogno Africano. Seu objetivo é conservar as árvores com mais retilineidade e esbeltez, através da remoção dos indivíduos menos desenvolvidos, promovendo maior produtividade e lucratividade para o projeto florestal.

Apesar do corte raso das árvores acontecer a partir do 17º ano, o retorno sobre o investimento (payback) em Mogno Africano pode ser obtido no 13º ano, momento em que acontece o terceiro manejo da floresta. Este corte coincide com a fase de maturação biológica das árvores, pois há a formação do cerne, ou seja, a parte dura da madeira.

Tratando-se de um empreendimento florestal, é válido lembrar que no final do ciclo, em média entre o 18º e 25º ano, é preciso capitalizar um montante que será destinado às operações de corte raso e beneficiamento da madeira.

No Polo Florestal do IBF, o investidor pode contar com uma infraestrutura completa que engloba todo o planejamento estratégico e financeiro, cronograma de atividades e equipe técnica para o acompanhamento e a execução do investimento em Mogno Africano.
Conheça em detalhes os números de um planejamento financeiro para o investimento em Mogno Africano. Clique aqui e baixe o infográfico completo.