O compliance visa fortalecer a governança, gerar vantagem competitiva e garantir a sustentabilidade de uma empresa. Leia mais e entenda!

O termo compliance deriva do verbo em inglês “to comply”, que significa agir conforme uma ordem ou um conjunto de regras.  

No contexto da gestão de um investimento florestal, o compliance refere-se a um conjunto de práticas que asseguram que o projeto seja conduzido conforme as leis, regulamentações e padrões ambientais aplicáveis.

Essa medida envolve o cumprimento de legislações relacionadas ao:

  • Manejo florestal;
  • à conservação da biodiversidade;
  • à proteção de áreas de preservação; 
  • ao respeito aos direitos das comunidades locais.

O manejo sustentável refere-se às práticas que proporcionem o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e a conservação dos ecossistemas. O reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas, além da proteção de espécies nativas são exemplos de ações que promovem a sustentabilidade do investimento florestal.

Outro fator importante dentro do compliance é a transparência. Isso quer dizer que a empresa deve fornecer informações claras e acessíveis sobre o projeto, suas práticas operacionais, objetivos de sustentabilidade e impactos sociais/ambientais, uma vez que a transparência gera confiança aos investidores.

Ao praticar compliance, tanto a empresa quando os investidores podem obter retornos financeiros a longo prazo, contribuindo positivamente com a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento das comunidades locais

Assim, o investimento florestal torna-se uma estratégia economicamente viável e ambientalmente responsável, alinhadas aos princípios de sustentabilidade e desenvolvimento consciente.

No Polo Florestal do IBF, trabalhamos com responsabilidade ambiental e social e assim sermos um exemplo de sustentabilidade, respeito e integridade. Compreendemos a importância de agir de forma ética e transparente em todas as nossas operações, buscando estar em conformidade com as leis, regulamentações e padrões ambientais estabelecidos. 

Quer saber mais? Clique aqui e entenda por que as florestas plantadas são tendência de investimento em 2023.

Leia também: