Muito apreciada pelo mercado internacional, veja como madeira de mogno africano pode ser comercializada.
O Mogno Africano tem se popularizado cada vez mais como uma espécie de ativo florestal para produção de madeira nobre no Brasil.
A madeira nobre produzida pela espécie é dura e de excelente qualidade, possibilitando sua aplicação em diversos setores da indústria como: construção civil, construção naval, ornamentação de luxo, instrumentos musicais, pisos laminados e revestimentos.
Em virtude disso, é normal que durante as pesquisas sobre o investimento na espécie surja a dúvida de como vender a madeira de Mogno Africano. Pensando nisso, trouxemos esse artigo para explicar como funciona a operação. Continue lendo!
Quais são as formas de vender a madeira?
A madeira de Mogno Africano pode ser encontrada e vendida em três formas: “em pé”, em tora ou serrada/seca. Conheça a variação de cada uma delas:
Venda da madeira em pé
Quando uma floresta ainda não foi cortada ou desbastada, o comprador pode adquirir a madeira direto com o silvicultor. A operação funciona da seguinte forma:
- O produtor seleciona e negocia o preço das árvores a serem desbastadas, enquanto o comprador pode providenciar o transporte da madeira.
A árvore que ainda não foi desbastada e não passou pelo processo de secagem ou imunização, é conhecida pela expressão “em pé”. Após a negociação, as árvores são cortadas.
Venda da madeira em tora
A madeira em tora é aquela que já foi extraída da floresta e transformada em toras por meio do processo de extração e toragem das árvores. Antes de realizar a compra é importante certificar-se de que elas já passaram pelo processo de secagem e qual o método foi utilizado.
Existem duas formas de secagem da madeira: de forma natural ou por meio de estufas, as quais aceleram o processo de secagem e evitam a contaminação por fungos e bactérias, garantindo uma madeira de qualidade superior.
Venda de madeira serrada ou seca
A madeira serrada e seca é aquela que já passou pelo processo de desdobro e secagem. O desdobro é o corte em prancha, tratando-se da conversão em volume da tora em madeira serrada, na qual obtemos as pranchas comercializadas em marcenarias.
Cada tratamento e tipo de corte da madeira pode influenciar em seu valor, já que a mão de obra envolvida é diferente em cada uma das operações.
Documentação para vender madeira de Mogno Africano
Florestas plantadas com espécies exóticas não precisam obrigatoriamente da emissão de um documento para vender madeira de Mogno Africano.
Basta realizar o cadastro do plantio no órgão estadual mais próximo do local até um ano depois do plantio, assim como notificar a colheita também no órgão responsável através do documento “comunicação de colheita”.
Agora que você já descobriu como vender madeira de mogno africano, clique aqui e conheça a projeção de rentabilidade do mogno africano através da planilha financeira.