O Mogno Africano é uma árvore exótica que produz madeira nobre altamente valorizada no mercado internacional. Conheça as características desta espécie em crescente expansão para plantio comercial.

Dentre as espécies florestais plantadas para produção de madeira nobre, a árvore de Mogno Africano é uma planta que se destaca, pela fácil adaptação no Brasil.

A espécie Khaya grandifoliola, antiga Khaya Ivorensis é comumente usada em florestas comerciais para produção de madeira nobre devido à sua beleza, rápido tempo de crescimento e alto valor comercial, tornando-se uma opção de investimento atraente e rentável.

Sua madeira é dura, resistente e considerada nobre, atraindo a atenção de produtores rurais e investidores que desejam aplicar o seu dinheiro em um negócio lucrativo com retorno a longo prazo. 

Continue lendo e conheça algumas características da árvore de Mogno Africano!

Características da Árvore de Mogno Africano

Origem do Mogno Africano

O Mogno Africano da espécie Khaya grandifoliola possui origem africana e sua ocorrência natural foi registrada na África Ocidental, Costa do Marfim, Togo, Benin, Nigéria e Sul de Camarões. Pertence à família botânica Meliaceae, mesma família do mogno nativo, da andiroba e do cedro. 

Qual o tamanho da árvore de Mogno Africano?

A árvore de Mogno Africano possui porte elevado, podendo atingir de 40 a 50 metros de altura e de 2 metros de diâmetro na altura do peito.

Espécies de Mogno Africano mais conhecidas

As três variações mais conhecidas da árvore de Mogno Africano são:

  • Khaya grandifoliola: É uma espécie de fácil cultivo em regiões quentes e de fácil adaptação aos solos de formação savânica. Quando já está bem estabelecida, é uma árvore que se beneficia de luz, mas também se mostra tolerante à sombra.  
  • Khaya anthotheca: Esta espécie costuma apresentar preferência por solos úmidos e bem drenados.
  • Khaya senegalensis: Geralmente apresenta bom crescimento em locais úmidos e ao longo de cursos de água.

Aspectos físicos da madeira de Mogno Africano

A madeira de Mogno Africano possui cor avermelhada, podendo variar entre um rosa pálido até um marrom avermelhado mais profundo, às vezes com riscas de marrom avermelhado médio a escuro. Sua cor tende a escurecer com a idade.

Maturidade biológica da árvore de Mogno Africano

A árvore de Mogno Africano atinge sua maturidade biológica entre o 13º e 15º ano, que é quando ocorre a formação do cerne. No entanto, o ciclo da cultura se encerra entre os 17 e 25 anos, que é quando acontece o corte raso da espécie, resultando em matéria-prima apta para venda com maior valor agregado.

Finalidade da madeira

A madeira extraída da árvore de Mogno Africano pode ser usada na fabricação de diversos produtos, principalmente em peças de alto padrão, como por exemplo: 

  • Folheados;
  • Contraplacado;
  • Peças torneadas;
  • Móveis;
  • Revestimentos;
  • Construção civil;
  • Construção naval;
  • Ornamentos de luxo.
onde-usar-a-madeira-de-mogno-africano

Ficou interessado na espécie e quer saber como plantar o Mogno Africano na prática? Clique aqui e confira o artigo passo a passo!