Uma holding familiar permite controlar e otimizar a gestão dos ativos de uma família de forma organizada e eficiente. Leia mais e entenda!

Uma holding familiar é uma empresa construída com o objetivo de administrar, gerenciar, manter ou desenvolver o patrimônio de uma família. Neste modelo, as pessoas físicas são sócias de partes da holding que, por sua vez, é a proprietária do patrimônio.  

A natureza dos bens que compõem uma holding podem incluir: imóveis, investimentos tradicionais, ativos florestais, ações, contas ou a integridade de outras empresas.

Para que serve uma holding familiar?

Além de gerir o patrimônio, uma holding familiar absorve os investimentos e bens de uma família de forma organizada, onde cada sócio/familiar possui um percentual (ou uma cota) do patrimônio, evitando futuras discussões na divisão dos bens.

Vantagens de uma holding familiar

Gestão inteligente de bens

Por meio de uma holding familiar é possível planejar a gestão dos ativos de uma família, englobando a transmissão de bens e a sucessão empresarial. 

Segurança jurídica contra terceiros

Uma holding como proprietária direta dos bens, evita que uma alienação ou oneração seja feita sobre um bem familiar. Neste sentido, apenas com a autorização administrativa pode-se onerar um bem como parte de um negócio, evitando surpresas negativas. 

Planejamento tributário

Através da sociedade é possível aproveitar os incentivos fiscais na tributação dos rendimentos dos bens como pessoa jurídica. 

Planejamento sucessório

Uma holding familiar auxilia no planejamento sucessório, permitindo que a propriedade da empresa seja transferida de forma eficiente para os herdeiros, evitando conflitos familiares, além de garantir a continuidade dos negócios.

Proteção do patrimônio

A holding protege o patrimônio familiar, separando os ativos empresariais dos ativos pessoais.

Flexibilidade

Por meio de uma holding é possível ter flexibilidade na gestão das empresas controladas, assegurando as tomadas de decisões de forma rápida e eficiente, já que esse tipo de gestão se adapta mais facilmente às mudanças na legislação ou no mercado.

Diversificação dos investimentos

Por meio de uma holding, é possível diversificar os investimentos de forma sistematizada e em diferentes setores e mercado, reduzindo os riscos e, consequentemente, aumentando as chances de retorno financeiro.

Resumindo, uma holding familiar é uma ferramenta útil que oferece diversas vantagens comparada  a uma gestão descentralizada dos ativos de uma família.

Posso investir no Polo Florestal por meio de uma Holding familiar?

Uma holding pode sim investir em diferentes tipos de ativos, como: ações, imóveis, títulos de dívidas e ativos florestais. 

Quando falamos em ativos florestais, por exemplo, o IBF, oferece uma solução completa de investimento em Mogno Africano no projeto do Polo Florestal, onde muitos investidores que buscam diversificar e rentabilizar no longo prazo, optam por investir através de uma holding familiar, obtendo-se assim, maior controle sobre sua carteira de investimentos. 
Quer saber mais? Clique aqui e entenda por que investir em ativos florestais