Os diretores do IBF, Higino e Wiliam Aquino, voaram até a Europa para uma missão de negócios com os maiores players do segmento madeireiro. Continue lendo!
No mês de Agosto/2022, os diretores do IBF Higino e Wiliam Aquino, estiveram na Europa para uma missão de negócios com os maiores players do mercado da madeira.
Além da China e dos Estados Unidos, os países europeus são um dos principais consumidores de madeira no mundo. Só na Alemanha são consumidos mais de 12 bilhões de euros em madeira sólida.
Países visitados
Os países visitados durante a missão de negócios foram:
- Holanda: possui grande demanda de madeira. O país desempenha um papel importante como impulsionadora da demanda de madeira tropical na União Européia.
- Alemanha: é o lar da primeira Universidade voltada ao curso de Engenharia Florestal. O país também possui grande cobertura de florestas plantadas. De acordo com o DW Made for minds, estima-se que a reserva total de madeira da Alemanha seja cerca de 3,4 bilhões de metros cúbicos.
- República Tcheca: está situada no coração da Europa e oferece acesso estratégico aos mercados da Europa Central e Oriental. A principal vantagem do país é a sua localização, que serve de portal para todas as regiões.
- Áustria: possui institutos voltados no desenvolvimento de profissionais no ramo de madeira.
Um giro pela Europa
O leste da Alemanha é pioneiro no ensino florestal a nível superior. Em 1811 o silvicultor Heinrich Cotta fundou a Real Academia Florestal, dando origem ao primeiro curso de Engenharia Florestal do Mundo. Por isso as cidades: Lubeck e Tharandt foram paradas obrigatórias.
Já a Áustria possui foco no desenvolvimento de profissionais no ramo madeireiro. Há mais de 50 anos, o Holtzechnikum Kuchl oferece diversas opções de formação e especialização no segmento da madeira.
De acordo com os diretores, o país possui
“uma veia florestal muito forte, sendo um país que conta com bastante serrarias. A maior densidade de serrarias por habitante está na Áustria. Além disso, o que se percebe é que neste país as serrarias possuem diversos tamanhos e são passadas de geração em geração, construindo muitos anos de história. Do ponto de vista da produção de serragem e processamento, a Áustria é o berço de toda a Europa, pois possui muita tradição florestal”.
O Instituto de tecnologia de Kuchl possui um projeto de instalação de uma usina de tratamento da madeira 100% ecológico.
“Este é um projeto também almejado no Polo Florestal do IBF, uma vez que nossa estratégia é moldada de acordo com o desenvolvimento das florestas”, comenta o diretor Higino.
Esse Instituto foi pioneiro na investigação e criação de toda a tecnologia de imunização ecológica da madeira a nível mundial.
A técnica permite beneficiar uma madeira com menor valor agregado, tornando-a resistente ao ataque de broca e insetos. Dessa forma é possível destinar uma aplicação mais valiosa à madeira.
“Esse é um dos nossos objetivos no Polo Florestal e também um dos motivos de visitarmos o Instituto”, aponta o diretor.
Qual o impacto da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia no mercado madeireiro?
De acordo com o The News, houve um corte de 80% no envio de gás da Rússia para os países Europeus.
Com o frio se aproximando, países como a Alemanha estão procurando outras alternativas para manter os estoques cheios.
Wiliam e Higino complementam que “observou-se uma elevação no preço da madeira, principalmente devido ao corte de gases enviados pela Rússia a países da Europa. Por isso, eles têm buscado outras fontes de energia, resultando no aumento do consumo e na demanda por madeira, o que consequentemente eleva o preço. O consumo aumenta não só pela necessidade do momento, mas também pela necessidade de estoque para o inverno, que logo deve chegar a Europa”.
Desde 2015 os diretores buscam se atualizar, visitam feiras internacionais e estreitam relacionamentos, conquistando parcerias que agreguem valor, dinamicidade e conhecimento ao projeto do Polo Florestal.
O objetivo das visitas da Missão de Negócios do IBF, é ter uma compreensão sobre o mercado a nível mundial e em como acontece a dinâmica do setor madeireiro.
Além disso, a visita reforça o compromisso do IBF com os investidores de ser fonte de informações relevantes e identificar as melhores oportunidades de venda da matéria-prima.
Acompanhe a live completa e entenda mais detalhes dessa imersão de negócios. Clique no vídeo abaixo e confira agora mesmo!