Os aspectos que regem a saúde e segurança dos trabalhadores são fundamentais e fazem parte do planejamento operacional do Polo Florestal! Leia mais.
Mais do que a técnica e a experiência com o cultivo de florestas de Mogno Africano, o IBF tem um compromisso com a saúde e segurança de todos os colaboradores envolvidos no Polo Florestal.
Há vários profissionais que acompanham os indicadores para cumprir as exigências legais e manter a integridade física das equipes dos escritórios, viveiros e operários do campo.
Segurança do trabalho no Polo Florestal
A conscientização dos trabalhadores sobre a necessidade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são reforçados em treinamentos específicos para cada operação, levando em conta as normas regulamentadoras vigentes.
Antes de iniciar as atividades de campo, cada colaborador recebe uma lista com todos os EPI’s para a operação, dessa forma é possível garantir que todos tenham os equipamentos adequados para a sua proteção.
O líder das atividades de operações de campo é responsável por realizar a verificação e garantir o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC).
Equipamentos indispensáveis para exercer as atividades no Polo Florestal
Os equipamentos de proteção variam de acordo com a atividade que será executada.
Para aplicar defensivos agrícolas são usados EPI’s como: macacão completo hidrorrepelente, luvas nitrílicas, respiradores com carvão ativado e botas plásticas.
Já os equipamentos de proteção coletiva (EPC’s) são essenciais para inúmeras aplicações. Nestes equipamentos, são fixadas placas de recomendação de uso, data de aplicação e demais informações contidas nas Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
Melhorias contínuas aplicadas no Polo Florestal
Durante o planejamento das operações são elaborados planos de ação para situações de emergência, uma vez que o local de trabalho está sujeito a condições climáticas adversas, pois trata-se de um ambiente rural.
Nesse sentido, são disponibilizadas áreas de vivência para proporcionar um ambiente de trabalho adequado durante as operações de campo. As áreas de vivência contam com banheiros químicos em todas as fazendas e tendas com mesas e cadeiras para as refeições dos colaboradores.
Esse planejamento permite o alinhamento do time de operações de campo para receber informações e processá-las de forma ágil, a fim de minimizar e mitigar os riscos que possam surgir no dia a dia, além daqueles que possam ser recorrentes e necessitam de correções a curto, médio e longo prazo.
As reformas e instalações das placas sinalizadoras em locais que contenham máquinas operando e produtos perigosos, também são implementadas para garantir a segurança dos colaboradores e da comunidade vizinha em que as operações ocorrem.
A saúde e segurança dos trabalhadores do Polo Florestal estão acima da linha de produção. Por isso, o IBF entende que pela seriedade do projeto de longo prazo a manutenção da integridade física dos colaboradores, o respeito à comunidade e o zelo ao meio ambiente são pilares essenciais para o sucesso do empreendimento.
Quer saber mais? Conheça a infraestrutura do Polo Florestal. Clique aqui e confira!